Tutorial Flask - Criando um Novo Projeto

Publicado em 15 Jul 2021 por André Felipe

Flask é uma microframework para desenvolvimento de aplicações web em Python. Uma microframework tem como principal característica a facilidade de uso devido ao fato de possuir um núcleo simples, porém expansível através de extensões.

Para criarmos um novo projeto Flask devemos instalar o Python, o Flask e suas dependências. Para isso, abra o terminal e digite os comandos abaixo.

pip install Flask

pip install Flask-SQLAlchemy

Após isso, precisamos criar uma estrutura base para o projeto. Para criar essa estrutura, Crie um novo diretório vazio, com o nome do seu projeto. Em seguida, dentro do diretório criado, crie os seguintes subdiretórios: templates, que armazenará as páginas web da aplicação; views, onde serão armazenadas os arquivos com as operações existentes na aplicação; models, onde serão armazenadas os arquivos que estão relacionados com as tabelas do banco de dados escolhido e static, onde serão armazenados os arquivos estáticos do projeto, como arquivos css, js e imagens.

Na pasta raiz do projeto, crie três arquivos .py: um arquivo chamado app.py, que será responsável por iniciar a execução da aplicação e responsável por importar de todas as views do projeto; um arquivo chamado config.py, responsável por manter algumas configurações do projeto e um arquivo chamado database.py, responsável por manter os dados de acesso ao banco de dados escolhido.

No arquivo app.py, copie e cole o código abaixo.

No arquivo config.py, copie e cole o conteúdo a seguir.

Por último, no arquivo database.py, copie e cole o conteúdo a seguir.

No arquivo database.py, são implementadas quatro operações que são importantes para o acesso ao banco de dados: get_connection(), responsável por criar a conexão com o banco de dados; execute_sql_query(), responsável por realizar as operações no banco de dados, a partir da query SQL e dos parâmetros; commit(), responsável por efetivar as operações realizadas no banco de dados; e rollback(), responsável por desfazer as operações realizadas no banco de dados.

Com isso concluímos a primeira parte do tutorial. Na próxima parte, você verá como funciona os templates e as views, bem como como se relacionam entre si.